Elaboração de Políticas de Segurança da Informação

Para garantir a segurança da informação de qualquer empresa é necessário que existam normas e procedimentos claros, que deverão ser seguidos por todos os funcionários da empresa. A maior dificuldade das grandes empresas é garantir que todos os utilizadores conheçam e sigam as normas e procedimentos da mesma e entendam a sua importância. Uma Política de Segurança da Informação deve conter um conjunto de normas, métodos e procedimentos, que devem ser comunicados a todos os funcionários. O documento deve ser analisado e revisto periodicamente, em intervalos regulares ou quando for necessária a implementação de mudanças.

Uma Política de Segurança da Informação tem como principais objetivos:

  • Determinar o valor de dados e recursos
  • Identificar requisitos de classificação
  • Proteger recursos de ameaças
  • Atribuir responsabilidades
  • Fornecer formação de segurança e sensibilização
  • Monitorar e avaliar a segurança dos recursos

A implementação de uma Política de Segurança da Informação garante-se a proteção das informações confidenciais na organização, reduzindo riscos e estabelecendo planos de rápida recuperação de ataques. Esta implementação aumenta a confiança entre parceiros comerciais fomentando também um reconhecimento internacional.